domingo, 23 de fevereiro de 2014

Last post from Brazil!

Estou eu aqui agora, malas prontas, documentos checados, só esperando o povo aqui em casa se arrumar pra partirmos pro aeroporto.

Alegria, tristeza, saudade, dor de barriga, ansiedade, nostalgia, nervosismo e muito mais. Não sei o que sentir, porque vem tudo de uma vez só.

Deixar o lugar onde você viveu toda a sua vida, onde estão sua família, amigos, sua casa, suas coisas não é fácil. Haja coragem pra encarar esse programa de au pair hein! Mas é necessário! Sei que essa experiência não tem como comparar e vou aprender e amadurecer muito com ela, então estou indo com o coração apertado, mas com a consciência tranquila, porque sei que os que me amam estarão me esperando.

Bom, próximo post já estarei nos Zunidos, espero poder ter tempo pra escrever lá e sempre atualizar o blog (:

USA, HERE I COME!!!

#partiuusa

Beijos e até a próxima ;*

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Presentes para a família

Passada toda aquela tensão da entrevista do visto, parece que a ficha cai e você percebe que agora sim é verdade!

Logo que sai da entrevista do visto, já fui comprar alguns dos presentes que eu tinha pensado em dar pra minha host family. Comprei alguns após a entrevista e depois comprei o restante, então segue a foto das coisinhas que comprei (:

Para o host dad:
Creme de barbear da Natura
Caneca com a bandeira do Brasil














Para a host mom:
Caixa com sabonetes da Natura Ekos
Canga com desenhos de pontos turísticos do Rio

Para o meu boy:
Sabonete da Natura pra kids
com formato de bichinhos
 
A Brasuca, bola oficial da copa

Toalhinha de mão com o
nome do meu kid que eu fiz
Peteca com as cores do Brasil

                 
Saquinho artesanal pra                                                  
brincar de amarelinha.                                                
Era meu, mas                                                  
nunca tinha usado                                                    
  
Havaianas do Brasil



Para a minha girl:
Bonequinha de pano
com as cores do Brasil
Colônia e lenços umedecidos
da Natura Mamãe e Bebê






Havaianas da Margarida
Toalhinha de mão com o
nome da minha kid que eu fiz
Comprei também pra minha LCC que é brasuca um hidratante e sabonetes da Natura.

Esses foram os presentes que eu comprei pra minha host family. Espero que eles gostem (:

DICA: Pras meninas do Rio, existe uma galeria na Av. Rio Branco, 120, Centro e nessa galeria tem uma loja (não lembro o nome) no segundo andar que vende produtos da Natura, Avon e outras marcas de cosméticos com 20% de desconto no dinheiro e se eu não me engano 15% de desconto no cartão. Consegui economizar bastante nos presentes da family, então vale a pena dar uma passadinha lá ;)

Beijos e até a próxima ;*

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Dia do visto e minha topeirice II

Como tive todo esse tempo entre o match e a data de embarque, o dia da minha entrevista no consulado demorou um pouquinho pra chegar, pois eu não poderia fazer antes pra não perder a validade (se é que isso existe), mas parece que tem um prazo máximo pra embarque após a concessão do visto. O fato é que eu recebi instruções da CC pra marcar minha entrevista entre os dias 5 e 15 de dezembro e é claro que escolhi dia 5 hahah

Só que pelo o que eu contei em Dia do CASV e minha topeirice I, tive que reagendar a entrevista e foi para o dia 9/12/13 às 10h no consulado do Rio de Janeiro.

Cheguei por volta de 9:40h e não vi fila, perguntei uma funcionária do consulado e ela disse que era só entrar, passei por um detector de metais e entrei no saguão onde tinham uns bancos e acredito que as pessoas esperam ali quando está muito cheio, mas não tinha ninguém e fui até ao balcão onde pegaram meu passaporte e DS e me mandaram pra fila das entrevistas. Tinham apenas 3 pessoas na minha frente. Achei que chegando lá teria fila e eu teria tempo pra respirar, mas quando vi que logo eu seria entrevistada, comecei a suar frio hahaha

Chegou a minha vez, o consul com cara de Cee Lo mau humorado me chamou e a entrevista começou.

C - Consul
E - Eu haha

C: Passaporte bor fafor!

Entreguei.

C: Pra onte focê está indo?
E: Estados Unidos! (Carinha feliz :D)

C: Spanish
Onte nos Estatos Unitos?

E: 
Minnesota! (Mas que merda, eu vou morar em Missouri e falo Minnesota! Tinha hora melhor pra me confundir???)
Miiissouri!!! Sorryyy 
C: Focê fala inglês?
E: Sim!

A partir daqui foi tudo em inglês...

C: Você já falou com essa família? (Apontou pro DS)
E: Sim.
C: Quantos filhos eles têm?
E: Dois.
C: Já esteve nos Estados Unidos?
E: Não. Vai ser a minha primeira vez no exterior.
C: Quanto tempo vai ficar?
E: Um ano.
C: Em que seus pais trabalham?
E: Meu pai é... e minha mãe é...
C: O que você estuda?
E: Engenharia de Produção.
C: Onde você estuda?
E: Na Universidade Estadual da Zona Oeste.
C: Seu visto foi concedido! Guarde o seu DS porque sem ele você não entra nos Estados Unidos. Tenha um bom dia!

Fiquei tipo...



Corri pra abraçar minha mamis e já queria comprar o mundo de presentes pra minha family, porque parece que depois do visto dá uma certeza de que agora é sério.

Próximo post falo dos presentes que comprei pros meus babies e hosts (:

Beijos e até a próxima ;*

Dia do CASV e minha topeirice I

Eu tive match 4 meses antes da data de embarque. Isso é ruim, porque nós vivemos todo esse processo com o objetivo de viajarmos e vivermos essa loucura de ser au pair asap e você conseguir o que queria, mas ter que esperar por 4 meses pra isso é angustiante, porém hoje vejo que foi ótimo, pois tive tempo suficiente pra arrumar mala, correr atrás de documentos, médicos, fazer o PPD, presentes, trabalhei um pouco mais e guardei mais dinheiro...

Preenchi o DS-160 direitinho, agendei a visita ao CASV e ao consulado. A CC me enviou o DS-2019 e a taxa SEVIS pra levar no dia da entrevista bem antes do dia, assim que eu recebi, eu li os documentos, mas não quis assinar na hora e guardei e me pergunto até agora por que fiz isso, mas logo vocês saberão o que aconteceu haha

Chegou o dia de ir ao CASV, eu só tinha que levar o passaporte, o e-mail de confirmação de agendamento e a página de confirmação do DS-160, mas alguma coisa me dizia pra levar o DS-2019 e a SEVIS. Chegando no CASV foi super rápido, não tinha fila e acho que não demorei nem 15 minutos lá dentro, não me pediram os documentos que levei a mais e de lá eu fui para o estágio.

Chegando no estágio eu tava toda feliz porque tinha sido tranquilo no CASV e decidi olhar os documentos que levei e ali percebi que ainda não tinha assinado o DS-2019. A minha agente me mandou o DS com 3 post-its dizendo onde eu deveria colocar o meu nome, tinha até uma setinha indicando, onde colocar o local e a data. Na empolgação, olhei o post-it, vi que era pra escrever o nome e logo na parte de cima tinha uma linha escrito name, assinei como se tivesse assinando a Lei Áurea, do lado era pra escrever o local segundo o post-it, mas estava escrito title na linha, mas segui o que a minha agente escreveu, é óóóbvio e do lado era a data e tava escrito date, mas antes de escrever a data e fiquei com aquele "title" na cabeça, como que title poderia ser local? Eis que olho o primeiro pos-it e tinha sim uma seta, mas que indicava embaixo, onde eu deveria assinar e eu assinei em cima, quando percebi, eu tinha assinado no lugar do consul!!!



Não sei se alguém já fez isso, mas como eu estava na frente do computador, na mesma hora que eu fiz essa burrice, eu procurei logo o atalho Ctrl+V no teclado. Por que não podemos ter esse atalho na nossa vida pra desfazer essas burrices???

Após tentar me acalmar, liguei pra CC, expliquei tudo, com a cara rachada de vergonha, e as meninas me falaram que iriam pedir pra Boston enviar um novo DS pra mim, só que como minha entrevista estava próxima, elas acharam melhor reagendar, mas pelo menos teve solução.

O DS acabou chegando aqui em casa antes da primeira data que eu tinha agendado, mas que mudei por precaução, mas isso foi bom pra eu aprender a ser mais atenta. Não aprendi, tudo bem, mas deveria hahaha

Beijos e até a próxima ;*

Third family and I HAVE A MATCH!!!

Depois da família da Califórnia, decidi não criar expectativas pra não ficar frustrada caso não desse certo. Eis que dia 27/09/13 recebo e-mail de notificação que havia uma família de Ladue, Missouri, revisando meu application.

Adorei o application deles!!! Tudo bem preenchido, fotos, carta, schedule, respostas completas, application que dava gosto de ler (:
Família com um boy de 2 anos e host estava grávida. Pra mim estava ótimo, mandei novamente a mini-mensagem e esperei, mas sem criar expectativas, afinal mais uma vez eu era secundária.

Dia 30/09/13, a host me mandou e-mail dizendo que gostaria de marcar um skype, porém como o host só fica em casa nos fins de semana, agendamos o skype pro dia 06/10/13.
O skype foi só com eles dois, pois o boy estava dormindo, foi ótimo, conversamos bastante, fiz várias perguntas, eles também. Eles falaram que gostaram de mim e que queriam agendar um novo skype pra que eu conhecesse meu little boy. No finalzinho do skype perguntei se eles estavam conversando com outras meninas e a host disse que sim...


Ok, sabemos que eles conversam com outras meninas, mas não é legal saber isso, ainda mais quando somos secundárias. Na minha cabeça eles escolhem como principal a que eles têm mais afinidade e mais duas secundárias como step, mas como esse nosso momento deixa a gente um pouco irracional, eu só pensava que eu era a terceira na listinha deles das queridas hahahah

Marcamos um novo skype pra uma semana depois do primeiro, dia 13/10/13, e durante a semana trocamos alguns e-mails. No dia do skype, estavam os hosts, o boy, a irmã e a sobrinha da host, foi uma loucura, porque tinha hora que o boy chamava a mãe e ela interrompia o que tava falando, depois ela saiu, fiquei falando só com o host e suuuper sem graça, depois ela voltou, aí o boy queria me ver, depois ele queria brincar e foi assim. Confesso que fiquei um pouco perdida e pra piorar a situação parece que tudo de inglês que eu aprendi esses anos evaporou da minha cabeça e só sobrou a palavra "nice" ¬¬

Com toda essa confusão do skype eu fiquei com uma sensação ruim depois que desligamos, senti que eu não tinha dado o meu melhor e mais uma vez pensei nas outras meninas, pensei em quão especiais elas deveriam ser, com milhares de horas com experiências com kids e super simpáticas e fluentes em inglês, ou seja, na minha imaginação elas eram perfeitas. Senti que eu devia fazer mais alguma coisa, então à noite mandei um e-mail pra host dizendo que tinha gostado muito deles e que entendia a situação deles de ter que escolher alguém pra colocar dentro de casa e cuidar dos filhos deles, pedi desculpa pelos meus erros de inglês e disse que estava ansiosa pela decisão deles. Me senti mais aliviada depois que enviei esse e-mail e se eles não me escolhessem, eu não ficaria com a consciência pesada.

Algo que me deixava confiante às vezes é que como eu era secundária, eles só podiam ficar no meu perfil por até 48h, então por isso a host mom sempre entrava no sistema da CC, me liberava e na mesma hora entrava no meu perfil e toda vez que ela fazia isso, eu recebia um e-mail falando que tinha uma família no meu perfil. Ela fez isso 12 vezes. Isso me deixava confiante, porque eu percebia que ela queria continuar mantendo contato comigo, mas ao mesmo tempo pensava que ela também poderia estar fazendo isso com as outras e ficava insegura mais uma vez hahaha

Trocamos mais alguns e-mails e pelos e-mails parecia que ela ia me escolher, mas a insegurança era grande e ela nunca falava diretamente que me queria como au pair, então sempre fiquei na dúvida, até que dia 15/10/13 CC de Boston me ligou falando que eles tinham me escolhido pra ser au pair deles, se eu aceitava como assim se eu aceitavaaa??? haha e que meu embarque seria dia 23/02/14.

Então é isso gente, depois de 2 meses online, 3 famílias no perfil, 2 skypes, 12 e-mails, estou indo viver meu sonho de au pair em Ladue, Missouri e agora faltam apenas 3 dias pro meu embarque, yaaaay!!! :D


Beijos e até a próxima ;*

Second family

Depois que apareceu a primeira família no meu perfil, fiquei mais tranquila, afinal percebi que eu estava disponível mesmo no sistema da CC hahah

Dia 16/09/13 eu fui buscar meu passaporte da Polícia Federal e enquanto esperava decidi verificar meus e-mails e lá estava, mais um lindo e-mail informando que tinha uma família revisando meu application. Mais uma vez eu era secundária but who cares?

Família da Califórnia, as au pair pira!



Família de Santa Monica, CA! O casal estava esperando a primeira baby, pareciam bem simpáticos pelas fotos. Ahh siiim, tinha informações suficientes pra conhecê-los um pouco. Pirei com essa família nem por ser de Santa Monica, até porque seria bom morar na California ou NY como a maioria das meninas preferem, mas nunca tive preconceito com famílias de outros lugares.

Mas nessa família a au pair teria uma casa separada, era uma guest house deles e seria da au pair!!!
Mandei mais uma vez aquela mensagem no sistema da CC, mas depois de 48h eles saíram do meu perfil ser dar sinal e dessa vez fiquei triste, mas não era pra ser a minha família, então mais uma vez voltei a esperar pelos meus fofos (:

Beijos e até a próxima ;)

First family

Fiquei online em agosto, começou setembro e nada de família no meu perfil, então comecei a perturbar minha agente, queria saber se tinha algum ponto que poderia estar repelindo as famílias do meu perfil, ela identificou que poderia ser minha data de embarque, pois estava pra junho e as famílias que gostariam de au pair pra esse mês talvez não estivessem procurando ainda as au pairs. Como junho foi apenas um chute que dei, pedi que ela alterasse minha data de embarque para março, assim talvez as famílias que buscassem au pair pra essa data poderiam olhar meu perfil. Não coloquei pra mais próximo porque ainda estava finalizando meu último período na universidade, elaborando TCC, loucura total, então não dava. A linda da minha agente disse que mudaria, mas logo depois me mandou um e-mail dizendo que não poderia alterar, porque tinha uma família no meu perfil.



A primeira família a gente nunca esquece! mentira
Não sei o que houve, mas perdi o e-mail de notificação da CC sobre a família, então não lembro muita coisa sobre eles, só lembro que fiquei muuuuito feliz hahah

Mas como minha mãe diz: "felicidade de pobre dura pouco"
Assim que abri o application da família, me deparei com NADA! Só tinha o nome dos hosts e das kids, que por sinal eram 4 e o mais velho tinha 2 anos, ou seja, uma mini creche hahahaha
Mas olhei o perfil sem preconceito nenhum, afinal era a primeira família e eu tava na seca por uma família no perfil né?
Eles tinham uma kid de 2 anos, um de 8 meses e gêmeos de 5 meses. Eram de DC area, não tinha carro pra au pair, mas dizem que DC é tranquilo viver sem carro, mas o que me deixou triste com a família, e sei que isso deixa as futuras au pairs loucas, é o fato deles não preencherem o application. Não tinha fotos, não tinha carta, muitas perguntas sem respostas, não tinha schedule, ou seja, nada mesmo! Acho isso um absurdo, afinal nos matamos pra preencher tudo no nosso application e ainda temos que revisar quando a agência pede, enquanto algumas famílias parecem fazer pouco caso, nem parece que estão buscando alguém que vai cuidar dos seus filhos!

Pra quem não sabe, as famílias na CC podem manter contato com até 3 meninas, eles escolhem uma principal e duas secundárias. Eles conseguem ficar com o perfil da principal por até 15 dias e das secundárias por até 48h, caso eles não entrem em contato durante esse tempo, eles saem automaticamente do nosso perfil. Sempre me preocupei muito com essa questão, mas percebi que quando é pra ser nosso, não tem isso de principal ou secundária, tive match e nunca fui principal, é só mostrar o que você tem de diferente e torcer pra família que você está conversando estar buscando alguém como você, mas se não for esse o perfil que eles querem, pode ter certeza que tem uma família te procurando ;)

Bom, eu era secundária! Mandei aquela mensagem com caracteres limitados que o sistema da CC permite. Não era a família dos meus sonhos, mas gostaria de ter conversado com eles, pelo menos pra treinar o inglês um pouco.

Após as 48h eles saíram automaticamente do meu perfil sem nenhum sinal de vida, mas não fiquei triste, sabia que o que era meu estava me esperando. Como muitos dizem e eu adoro ouvir: Deus não demora, ele capricha! :D

Beijos e até a próxima ;*

O application

Depois de toda aquela tensão da entrevista e teste de inglês, começou a etapa de preenchimento do application, que é o perfil que toda au pair monta através de respostas às perguntas montadas pela agência, uma carta para a família, fotos, comprovantes de experiências de trabalho com crianças e até um video. Eu recebi o link para preenchimento do meu application uns dias antes da entrevista, assim eu já comecei a preenchê-lo antes

O application é um material muito cansativo de ser preenchido e tem momentos em que você está escrevendo algo e acha que já escreveu aquilo em algum outro lugar. É bem massante mesmo, mas é muito importante que seja preenchido com muita atenção e sinceridade, pois é a partir do application que as famílias irão verificar se você se enquadra nas necessidades deles. No application falamos sobre nós, nossa família, experiências de trabalho, nossa saúde, sobre as experiências de trabalhos com kids e as detalhamos, nossos hobbies e também escrevemos uma carta para a nossa futura host family. Essa carta deve ser escrita de uma maneira bem genérica, pois pode ser lida por uma família que irá te escolher de primeira ou pode ser lida por muitas outras que entrarem no seu perfil, então não tem como ser direcionada para um perfil de família, porém na carta você pode montar mais ou menos o perfil de família que você deseja e se algum família diferente ler a sua carta, eles irão saber que você não é uma boa escolha.

Uma parte interessante no application é o upload das fotos. No sistema da CC só podemos colocar 20 fotos, no início achei que seria difícil encontrar fotos legais pra colocar, mas depois percebi que não, então comecei a fazer montagens com as fotos que eu tinha. O que é legal é você colocar sempre uma foto com a sua família, uma com amigos, alguma demonstrando seus hobbies e caso você faça trabalhos manuais também, mas o mais importante é colocar fotos com as kids que você cuidou/trabalhou e outras kids que você mantém contato. Através das fotos, as famílias podem perceber o seu carinho pelas kids e isso facilita no momento da decisão deles ;)

Minha entrevista foi no dia 13/07/13 e eu submeti meu application para aprovação da agência em 18/07/13, até que achei bem rápido, demorei mesmo pra conseguir as referências das experiências com kids. No dia 19/07/13 minha agente me ligou com as instruções de alterações no application, no dia 21/07/13 submeti o application com as alterações e fiquei online no dia 10/08/13, achei que demorou um pouco, mas foi porque eu precisei enviar os comprovantes de experiências com as kids pra minha agente no Rio e s ela enviou pra São Paulo e depois que o pessoal de São Paulo checou todas as minhas experiências, liberaram meu perfil pra ficar online.

Eu fiquei online e até então eu não tinha feito o video, fiquei preocupada porque muitas pessoas diziam que algumas famílias nem olham o perfil quando não tem video, mas eu tava sem tempo pra fazer, só que comecei a me desesperar quando 20 dias se passaram e nenhum sinal de família no meu perfil, aí criei vergonha na cara e comecei a gravar meu video, demorei bastante e quando finalmente consegui colocar meu video no application, a família que eu tive match já estava no meu perfil e eu acho que eles nem chegaram a ver meu video ¬¬
Mas tudo bem, foi divertido gravar com as kids haha

Preencher o application com sinceridade e tentar de formas criativas responder aquelas perguntas que parecem uma só são coisas que fazem o application ser diferenciado. Pra quem não preencheu ainda, desejo paciência, porque só assim mesmo, mas aproveitem bem cada etapa dessa vida de au pair, porque cada momento é único e depois relembrar essas etapas e perceber que você passou por tudo isso é muito gratificante (:

Beijos e até a próxima ;)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O teste de inglês

Então recapitulando, dia 5/07/13 me inscrevi na palestra da Cultural Care, dia 10/07/13 paguei os R$40 do teste de inglês e no dia 13/07/13 eu assisti a palestra, fiz a entrevista de perfil e o teste de inglês.

Após toda a aventura até chegar ao local do teste, finalmente conheci a representante da CC de Volta Redonda, uma fofa! Lá fiquei esperando mais uma menina que assistiria a palestra comigo, mas enquanto esperávamos, a Ana Claudia antecipou a minha entrevista de perfil, que nada mais é que uma conversa bem informal. Ela me perguntou sobre família, estudos, sobre a minha ideia do programa au pair, sobre quais seriam as minhas responsabilidades, se tinha namorado e tudo mais. Acho que essa entrevista serve mais pra colocar no chão as meninas que acham que o programa de au pair é um sonho haha

A menina que assistiria a palestra chegou e a palestra é basicamente falar sobre o programa, sobre a CC, sobre direitos e deveres de uma au pair e tirar dúvidas.

Eu já estava super feliz porque a Ana Claudia tinha falado em inglês comigo e eu tinha entendido tudo, então achei que o teste ia ser tranquilo, até que ela chega com a surpresa de que o teste seria via Skype com uma menina de São Paulo. Oi?


O desespero já tinha batido, quando ela disse Skype, pensei: "Já era!"

Ok, ela fez a chamada lá pra São Paulo, aí a menina começou a dar as instruções. Foi tranquilo, perguntas sobre mim, minha família, o que gosto de fazer, o que estudo, ela também perguntou se a família me pedisse pra fazer uma comida que representasse o Brasil, o que eu faria, eu disse que faria um prato representado o Rio: arroz, feijão, bife e batata frita. Mais fácil né genteee?? hahaha

Aí vem a pessoa e me pergunta como fazer arroz! hahahahah
Tentei explicar, diz ela que entendeu, só não sei se a family entenderia aquela explicação, mas tudo bem!

A segunda parte do teste ela disse pra simular uma situação de emergência na casa e eu ligaria para o 911 (número de emergência nos Estados Unidos). A minha situação seria a casa do vizinho estaria pegando fogo e eu em casa com as kids. Acho que o mais importante nesse momento é demonstrar preocupação com as kids, pois caso uma situação dessas ocorra, você será o responsável pela segurança delas.

Durante o teste, percebi que não tem fórmula mágica e aqueles documentos que encontramos nos grupos ajudam sim, mas só pra treinar o inglês mesmo, pois o teste de inglês não segue uma regra pra todas as meninas, cada uma vai respondendo e quem faz o teste vai moldando as perguntas pra você. Importante é ter calma e falar! Tá falando errado? E daí? Tem que falar mesmo!!! A maioria busca esse programa pra aprimorar o inglês, então as famílias compreendem isso (ou deveriam), mas você precisa falar pra treinar e melhorar e é essa atitude que deve ser tomada no momento do teste.

Conclusão, logo no final do Skype a menina elogiou meu inglês e disse que eu tinha passado e agora era só preencher o application e continuar o processo. Peeeensa numa pessoa feliz!!! Acho que sai de lá flutuando hahaha

Beijos e até a próxima ;*