quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O programa au pair

Depois de mais de um mês após o primeiro post, eis que me sobra o mínimo de disposição pra escrever depois de mais um dia corrido. Esses dias têm sido complicados, não só pelos preparativos para a viagem, mas a vida em si está corrida.

Ok, vamos ao que interessa!

As informações a seguir podem variar de agência e essas estão de acordo com a Cultural Care, a agência que eu escolhi.

Pra quem não sabe, o programa au pair é uma experiência de intercâmbio cultural através do trabalho com crianças. Através desse programa, a au pair mora com uma família americana durante um ano (o programa pode ser renovado por mais 6, 9 ou 12 meses), toma conta das crianças da família, tem uma jornada de trabalho de até 45 horas semanais, não podendo ultrapassar 10 horas diárias. Em troca, a au pair recebe US$ 195,75 por semana, um dia e meio de folga por semana e um fim de semana inteiro por mês, duas semanas de férias e a família ainda paga um curso escolhido pela au pair no valor de até US$ 500,00.

Mas não é qualquer pessoa que pode ser au pair. É necessário obedecer alguns requisitos para se inscrever no programa e esses são os da Cultural Care:
  • Ter entre 18 e 26 anos
  • Ser solteira e não ter filhos
  • Gostar de crianças e ter pelo menos 200 horas de experiência comprovadas
  • Inglês intermediário em conversação
  • Estar cursando ou ser formada em curso superior ou ter concluído o ensino médio recentemente
  • Ter carteira de motorista e saber dirigir
  • Não ter antecedentes criminais
  • Ter aprovação de um médico para participar do programa
  • Ter um passaporte válido
Para se inscrever na agência, não é obrigatório ter todos os requisitos, como por exemplo o passaporte que você pode solicitar quando estiver no processo de procura pela host family, porém a maioria é obrigatória e muito importante para se conseguir um match, ou seja, encontrar uma family.

Esses são os requisitos que a agência estabelece, mas quem está iniciando o processo ou já passou por ele sabe muito bem que é necessário muito mais que isso.

É necessário ter coragem!
Deixar a vida no Brasil, família, namorado (no caso de algumas meninas), carreira encaminhada, planos, tudo. Saber que você irá passar um ano (ou até dois) longe das pessoas que você ama, em um país com uma cultura diferente, clima, pessoas, comida, tendo a sua frente um processo árduo de adaptação.

É necessário ter paciência!
Essa é a palavra que a gente mais escuta. Temos que ter paciência pra juntar grana pro programa, pra ter todos os requisitos, preencher o application, esperar a família perfeita entrar em contato, esperar a decisão deles, esperar pelo embarque,... Gente, se não tiver paciência, a gente surta, é sério! Eu tento ocupar a minha cabeça com outras coisas além do programa, assim eu divido a minha atenção e não sofro tanto. Vou te falar, só o processo pra se tornar uma au pair já é um aprendizado e tenho certeza que o que estamos aprendendo agora vai nos ajudar no nosso ano como au pair.

É necessário também ter foco!
Saber o que você quer, o porquê de querer ir para um país diferente, quais os seus objetivos, o que você pretende fazer quando voltar (se voltar!). Ter foco é o que nos faz chegar onde queremos. Perdi meu foco durante o processo de decisão e por isso demorei pra entrar nessa louca da vida de pair, mas isso é assunto do próximo post e vamos parar de perder o foco mais uma vez ne? hahaha

Beijos e até a próxima ;)

2 comentários:

  1. Oii Dany!
    Ja estou atualizada, ja li os dois posts hahah e seu blog ta uma fofuura!
    Os requisitos que voce disse no final com certeza sao os mais importantes! rs a paciencia tem que ser mais que infinita.. Tanto antes quanto aqui!
    Nao vejo a hora de voce chegar em MO amigaa *-*
    Vou TENTAR conhecer uns lugares pra irmos hahaha

    Beeijos
    PS: Coloca a ferramenta de seguir no seu blog pra gente conseguir te seguir! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feee, obrigada por passar por aqui (:
      Já to com os próximos posts na cabeça, só falta escrever hahaha

      E eu não vejo a hora de chegar aí pra gente curtir Missouri!!! Me aguarde ;)

      Eu não sei colocar a ferramenta de seguir hahahah
      Help please!!

      Excluir